Funil de Vendas no Marketing Digital: O que é? Como Usá-lo?

Nesse artigo você conhecerá sobre o funil de vendas e suas etapas. O quanto o funil de vendas é importante para sus estratégia no Marketing Digital. Então não perca tempo e já comece a ler e colocar em prática.

O que é um Funil de Vendas?

O funil de vendas, também conhecido como pipeline, é um modelo estratégico que mostra a jornada de um cliente desde o primeiro contato com sua empresa até a conclusão da venda – em alguns casos, até mais longe.

Em outras palavras, representa o caminho que o cliente percorre para concluir a compra.

Como funciona um funil de vendas?

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O processo antes de mais nada, é de orientar ou monitorar clientes desde o momento em que ele toma conhecimento da solução vendida por sua empresa até o final da transação.

Aquisição não é um processo homogêneo, mas em fases. Isso porque, em sua jornada, o cliente vivencia vários momentos que revelam o quão longe ele está da compra.

Temos o momento em que ele ouviu pela primeira vez sobre sua solução, sua pesquisa sobre projetos relacionados, a própria compra, suas sugestões após o uso do produto …

Pense junto comigo, que um possível cliente que acabou de descobrir seu produto, por exemplo, está menos pronto para comprar do que um que já leu até as avaliações do seu site.

Logo, para determinar qual é o nível de maturidade do cliente em relação à decisão de compra, dividimos esses momentos em partes e assim definimos as etapas do funil de vendas.

Ainda não ficou claro? Sem problemas. Vou te explicar melhor agora como são e funciona as etapas do funil de vendas.

Etapas de um funil de Vendas

Em três etapas que o funil de vendas é dividido: topo, meio e fundo. Elas também são conhecidas pelas siglas ToFu (Top of the Funnel), MoFu (Middle of the Funnel) e BoFu (Bottom of the Funnel).

Topo do Funil

Primeiro, vamos explicar como funciona a etapa do funil: O topo do funil – o primeiro contato. Deixe os clientes confiarem em você.

Esse é o primeiro contato com o cliente, ele está disposto a conversar ou mostrar algum interesse no que você pode lhe oferecer.

Aproveite esta oportunidade para usar uma linguagem relaxada e íntima, não intrusiva.

Meio do Funil

No meio da abordagem amigável de funil e muito conteúdo Se você atingiu o meio do funil, é porque já possui algumas informações importantes sobre clientes em potencial.

Portanto, nesta parte do funil de vendas, você pode ter uma abordagem mais íntima com seus clientes em potencial. Fale com ele, chame-o pelo nome e pergunte o que ele precisa.

Esses contatos vão melhorar seu relacionamento e tornar a conexão entre vocês dois mais próxima.

Fundo do Funil

A parte inferior do funil – agora é a hora de fornecer seu produto a ele. Quando você chega ao fim do funil, seus clientes em potencial já estabeleceram um certo relacionamento com você por meio de conteúdo gratuito e conversas sinceras (essas conversas, remessas de produtos que discutimos anteriormente).

Agora, é hora de fornecer seu produto a ele. No entanto, faça isso estrategicamente e não molhe os pés.

Com base no seu conhecimento do cliente / cliente potencial, considere a melhor maneira de fornecer algo, a linguagem que você pode usar e algumas técnicas de vendas, como usar uma frase de chamariz no final.

Em outras palavras podemos entender o funil de vendas dessa forma:

Aprendizagem e descoberta: Quando você entende que existe uma maneira diferente de vender mais produtos. Por exemplo: O marketing digital tem uma estratégia de comunicação para atrair e capturar clientes e oportunidades em potencial.

Identificação de problema: Quando você percebe que tem um problema que precisa ser resolvido. Por exemplo: preciso aumentar as vendas ou fortalecer minha marca por meio de estratégias digitais. Mas o que devo fazer?

Considerações sobre a solução: Quando você começa a pontuar possíveis soluções para o problema levantado no ponto anterior. Por exemplo: Assino um contrato com uma agência de marketing digital, administro apenas mídia paga ou apenas invisto em inbound marketing?

Decisão de compra: Nessa hora você já sabe o que quer ou precisa, e começa a comparar serviços ou produtos semelhantes para solucionar seus problemas. Por exemplo: a instituição A me fornece F, mas a instituição B me fornece G que melhor atende ao meu propósito.

Funil de Vendas para Instagram

O funil de vendas também funciona muito bem no Instagram. Você poderá trabalhar bem os seus leads até a hora da conversão.

O seu Instagram deve estar super preparado para a chegada desses potenciais clientes e assim que eles entrarem em seu funil não saiam mais. Para que isso aconteça você dever ficar atento nas dicas a seguir.

Prepare bem a sua Bio

A Bio do Instagram é o seu cartão de visita. É ali que todo mundo chega e se interessando pelo conteúdo ali contido, fica, te segui e curti suas postagens.

Uma Bio bem organizada você ganha muitos pontos com os seus visitantes. Você colocará um link contendo suas outras redes sociais e uma isca digital para assim poder capturar os dados dos seus possíveis clientes para seu e-mail marketing ou até mesmo para o seu WhatsApp.

Exemplos de conteúdos para Funil no Instagram:

  • Memes
  • Mensagens Motivacionais
  • Marque um amigo ou alguém que você conhece
  • Mostre algo de valor, algo que vai ajudar a pessoa a resolver um problema

Enfim, todas essas dicas acima além de gerar curiosidade, interação e conhecimento, ajudam e muito no engajamento do seu Instagram.

Aproveito para te indicar um treinamento completo que se chama formula negocio online. Com ele você vai construir a sua estrutura totalmente do zero e vender muito como afiliado.

Funil de Vendas para WhatsApp

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Pelo WhatsApp você terá uma comunicação mais direta com o seu possível cliente. Nesse caso uma dica que te dou é usar um WhatsApp comercial que é o WhatsApp Bussines.

Aqui no site tenho um artigo super interessante para que você consiga usar o WhatsApp para vender.

Vale a pena dar uma lida. Então, agora vamos para as etapas que irão te ajudar no funil de vendas pelo WhatsApp:

Fazendo prospecção no WhatsApp

Nessa etapa é onde você vai capturar o número de contato dos seus possíveis clientes. Você pode oferecer uma isca digital onde deverá ser inserido os seguintes dados: nome e número do WhatsApp.

Qualificando leads

Já com os números dos seus leads, agora é hora de saber se eles realmente estão interessados no produto em questão.

Já devidamente agrupados em grupo, você pode ir enviando mensagens de curiosidades do produto. Instigando assim o interesse ainda mais e os que realmente permanecerem no grupo é porque realmente querem e provavelmente vão efetuar a compra.

Apresentando sua solução

Aqui é a hora do pulo do gato. Nessa etapa você vai enviar mensagens sobre as dores que esse produto que você divulga irá responder.

Por exemplo, se você trabalha vendendo pacotes de viagens, você pode enviar: Está cansado e precisando de uns dias de descanso e repouso em frente ao mar, ouvindo o barulho das ondas?

Em resposta: Não perca mais tempo adquira agora esse pacote para o descanso e relaxamento seu e da sua família. Esse exemplo é ótimo para conseguir a conversão.

Proposta

Aqui é a hora de você enviar a proposta com todos os detalhes. Formas de pagamento, promoção se houver, descontos, prazo de garantia, enfim tudo bem explicado para que não haja dúvida nenhuma.

E também dê uma abertura para uma negociação caso algum cliente o procure.

Fechamento

Finalmente a conversão. Aqui é o fechamento, a compra realizada. Após todo o processo é aqui que realmente a compra é efetivada.

É o final do funil. Todo o seu trabalho que foi bem feito agora é a hora da sua comissão cair em seu bolso, parabéns.

Vantagens de um Funil de Vendas

Ainda há muitos empreendedores que não percebem a verdadeira importância do funil de vendas, o que pode causar enormes problemas para quem não o aplicou às estratégias de marketing digital.

Você sabe quais vantagens o funil de vendas do WhatsApp pode trazer para sua empresa? A seguir, mostraremos as principais ferramentas que podem ajudá-lo a colocar essa importante ferramenta em prática:

  • Localize com precisão a equipe de vendas (apenas os contatos que estão perto do fundo do funil, ou seja, prontos para fazer uma compra, terão ação para aumentar as chances de sucesso)
  • Capacidade de analisar a taxa de conversão de sua empresa com mais rapidez (isso pode até mesmo ajudar a melhorar estratégias futuras para obter melhores resultados)
  • Obtenha uma compreensão mais profunda da eficiência dos canais de vendas da sua empresa para que você possa sempre otimizá-los em negociações futuras
  • Os resultados são mais previsíveis, o que não é encontrado em outras ferramentas de marketing
  • Visualização clara de cada etapa do processo de vendas, permitindo melhorias em cada etapa

Qual seria o funil para o meu negócio?

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Essa é uma pergunta que só você que conhece o seu negócio poderá responder! Você deve primeiro saber qual a melhor estratégia para o seu negócio e, então, só assim poderá desenhá-la sobre o funil que melhor atende às necessidades do seu negócio.

E a melhor coisa que você deverá fazer é analisar bem o seu negócio e a realidade do seu mercado. Assim, é possível que se trace as melhores possibilidades de captação ou atração para você.

Exemplo de conteúdo para funil

Para cada etapa do funil exige um tipo de conteúdo. Assim você pode abordar o possível cliente da melhor forma até a chegada da tão sonhada conversão e a sua comissão.

Preste atenção abaixo para executar tudo da melhor forma possível:

Conteúdo para o topo de funil Vídeos e Blog posts. Esses são conteúdos de forma densa e bem explicativas. Aqui você poderá trabalhar muito bem o conteúdo para atrair e assim impulsionar o lead para a próxima etapa do funil.

Conteúdo para o meio de funil – E-books, Apresentações de slides e Infográficos. É extremamente recomendado que você ofereça conteúdos mais desenvolvidos ao usuário. Todos citados aqui são bem visuais e demandam mais trabalho para serem compostos, já que necessitam de diagramação, imagens trabalhadas e conversão de formatos.

Conteúdo para o fundo de funil – Prova social, Depoimentos e Reviews de produtos. Nessa etapa é a hora de fisgar de vez o seu potencial cliente para que finalize a compra. Mostrando depoimentos dos clientes que adquiram o produtos. Vídeos reviews contendo todas as informações do produto, enfim passar toda a confiança para seus possíveis compradores.

Após o funil de vendas

Achou que tinha acabado né? Só que não. Após o cliente ter efetuado a compra você deve manter um relacionamento com ele, para que ele volte mais vezes a comprar e que também indique o seu produto ou serviço aos amigos e familiares.

Nessa etapa, todos os formatos de conteúdo que citem nesse artigo podem ser utilizados. Acrescentam-se a isso:

  1. ofertas especiais;
  2. vídeos explicativos;
  3. suporte especializado;
  4. e tutoriais avançados sobre seu produto ou serviço.

Infográfico: Funil de Marketing

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Conclusão

Nesse artigo você aprendeu o que é um funil de vendas, passo a passo como ele funciona, onde e como deve aplicá-lo.

Então, você está ciente da importância de poder desbloquear todas as etapas do funil de vendas? Sem ele, seria impossível criar conteúdo que seja realmente relevante para seus clientes com base em sua jornada de compras.

Isso porque, embora a jornada de compra determine as dúvidas dos potenciais clientes naquele momento, o funil de vendas guiará o melhor conteúdo naquele momento.

Portanto, quanto mais estratégico for o seu conteúdo, melhores serão suas ações em marketing digital.

Portanto, agora que você sabe um pouco mais sobre funil de vendas no marketing digital, continue lendo os artigos do site, pois aqui sempre tem conteúdos de valor que irão te ajudar com conhecimento e também em suas vendas como afiliado no marketing digital!

Enfim, concluo que se você souber como usar o funil de vendas em suas estratégias no marketing digital com certeza terá muitas e muitas vendas.

Te aguardo no próximo texto.

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