Isca Digital: O que é, e como usá-la em sua Estratégia

Isca digital é aquele bônus que você entrega gratuitamente para os seus leads qualificados. Esses leads que mais tarde se tornaram seus possíveis cliente.

Nesse artigo você vai conhecer vários modelos de iscas digital ou recompensas digital e saber qual delas deve usar em sua estratégia no marketing digital.

Então não perca tempo e já embarque nessa leitura e assim que acabar de ler coloque em prática aí em seu projeto.

O que é uma Isca Digital e para quê serve?

Uma isca digital ou também conhecida como recompensa digital é o material que você oferece para capturar os seus leads.

Você cria uma página de captura que terá informações sobre a sua isca digital e um formulário.

Formulário esse em que o seu lead preencherá com os dados deles para em troca receber a tal isca digital.

Existem vários modelos de isca digital que você verá logo a seguir nesse artigo.

Dicas para uma boa Isca Digital

Uma boa isca digital é aquela que atraí mais leads qualificados para a sua estratégia e para o seu funil de vendas.  Então para que tenha sucesso é ideal que tenha alguns elementos positivo em sua captura desses leads.

Os seus conteúdos devem ser:

  • De fácil entendimento
  • Resolver algum problema
  • Ser bem direto e específico
  • Oportunidade para demonstrar o seu conhecimento e autoridade no assunto
  • Uma página de captura que se atraente e bem chamativa

Onde disponibilizar a minha isca digital

Para disponibilizar a sua isca digital você precisa criar uma página de captura.

Página esta que pode ser criada usando o elementor em sua versão gratuita através do painel do WordPress.

Mas caso você não tem um site ou blog que use o wordpress, você pode fazer um página de captura simples usando a sua conta do gmail através dos formulários.

Mas ,e prometa que essa do formulário será apenas no começo e que depois você irá para uma página mais profissional.

Te dou essa dica porque no marketing digital não há espaço mais para amadores e logo logo você será engolido pelos tubarões e ficará muito frustrado, por isso pense mais a frente no futuro e sempre evolua.

Estratégia com os dados recolhidos dos leads

Vou te apresentar três tipos de estratégias que você poderá usar com os dados recolhidos da isca digital.
São eles:

E-mail marketing: Você poderá capturar os e-mails dos leads e preparar uma sequência de e-mails que serão encaminhados ao decorrer da semana ou da forma que achar melhor. Lembre-se que uma sequência boa de e-mails contém a sua apresentação, informações, conteúdo e também a oferta. Distribua da maneira certa e não seja o vendedor chato.

WhatsApp: Com o número dos leads você poderá enviar mensagens de texto, áudio, imagens e vídeos. Claro que também seria uma boa fazer uma lista de transmissão para enviar ofertas exclusivas, mas antes de tudo deve informar e pedir que o lead salve o seu contato para que os conteúdos cheguem até ele.

Telegram: Outra maneira de se comunicar através do smartphone. Você pode criar um canal exclusivo e também disponibilizar os conteúdos em texto, vídeos, áudios e em imagens. Pode colocar que somente você irá enviar os conteúdos sem a interação dos leads.

Te apresentei três formas para que você possa trabalhar com os dados recolhidos com a isca digital. Aí não tem desculpa se você ainda não tem um e-mail marketing e assim ficar paralisado.

Você poderá usar tanto o WhatsApp quanto o Telegram para trabalhar a sua estratégia e assim conseguir a suas conversões.

E para te ajudar ainda mais nessa caminhada de afiliado eu te recomendo um curso completo que você irá construir a sua estrutura do zero e conseguir os seus ganhos através da internet trabalhando em casa.

14 Exemplos de Iscas Digitais

1- E-books

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Os e-books também conhecidos como livros digitais são excelentes iscas digitais.

Nele você pode colocar um conteúdo mais denso recheado de muita informação e também com várias imagens. Ao decorrer do seu conteúdo dentro do e-book você poderá colocar seu link de afiliado.

E assim que a pessoa baixar o e-book para ler e gostando do assunto pode clicar em um desses links e adquirir o produto e a sua comissão estará garantida.

Lembre-se que para disponibilizar o seu e-book o mesmo deve estar em formato PDF. Você pode criar e diagramar o seu e-book tanto no Word quanto no Canva.

2- Videoaulas

Essa estratégia também é de muito sucesso e aceita pelos seus leads, que já com certeza devem te seguir e consumir o seu conteúdo em vídeo através do Youtube e também no Instagram.

Você pode preparar uns cinco vídeos bem editados e com um conteúdo que a sua audiência tem uma certa procura.

Vou te dar um exemplo: Muitas pessoas que entram no marketing digital ainda não fizeram a sua primeira venda, então você pode gravar um vídeo com essa solução. Você pode gravar tipo passo a passo para a sua primeira venda.

3- Templates

Muitas pessoas no seu início de projeto tem muitas dificuldades e uma delas é de criar as usas artes para as redes sociais.

E para ajudá-las nisso você pode criar alguns modelos de templates no Canva e disponibilizar o link para elas. Isso mesmo, esses templates que também são conhecidos como modelos, são editáveis e qualquer pessoa que tem uma conta gratuita no Canva poderá usar e replicar da melhor maneira possível.

Poderá usar como modelo ou até mesmo modificá-los no desenho, formato, cores etc.

4- Checklist

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Os ckecklists são ótimos para ajudar as pessoas a se organizarem e também a organizar a sua rotina em seu dia a dia.

Isso é um ótimo aliado para quem trabalha em casa e precisa ser mais produtivo.

Você pode criar um checklist de organização da rotina semanal com atividade e horários.

Pode ser um checklist para as atividades e sugestão de postagens em redes sociais, enfim, é uma forma de dar direção e uma orientação para quem está começando no seu projeto no marketing digital.

5- Webinar

Esse também é em formato de vídeo. Se você é um especialista em algo isso é para você.

Você pode gravar tipo uma live sobre o assunto que será abordado e tirar todas as dúvidas da sua audiência.

Você pode fazer uma enquete em seu Instagram pedindo que as pessoas respondam algo que tem mais dúvidas no mercado de afiliados e veja qual é a dúvida que mais se repete e grave uma live.

Nessa live você vai responder tudo e além disso dar dicas importantes sobre o assunto abordado.

6- Planners

Os planners são as agendas digitais nos dias de hoje. Mais uma vez você poderá usar o Canva para poder criar o planners para os seus leads.

Use a sua criatividade e disponibilize um planner do ano inteiro juntamente com uma lista para ser preenchida durante a semana.

Assim os seus leads poderão organizar as suas ideias e atividades para o ano todo. Uma dica importante: Mesmo que no momento em que você ler este artigo já estamos nos encaminhando para o final do ano, faça o seu planner desde ano e de brinde entregue também o do ano seguinte. Surpreenda os seus leads.

7- Infográfico

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Os infográficos são conteúdos completos e diagramados de uma forma bem inteligente para assim prender a atenção de que irá recebê-lo.

Eles são atrativos pois misturam texto e imagens de um determinado assunto. Por isso, acredito que eles também estão entre os principais tipos de iscas digitais.

Em virtude da popularidade desse modelo, no Canva existem vários modelos que podem te ajudar na inspiração de um infográfico de alta qualidade e que pode gerar muitos leads qualificados para você.

8- Cupom de desconto

Quem é que não gosta de um cupom de desconto levanta a mão. Brincadeira a parte mas, seja em um ambiente físico ou digital, os descontos são uma boa isca digital, o que não é novidade.

Para quem trabalha online, esta é uma opção muito viável e eficaz.

Os cupons de desconto podem ser distribuídos de várias maneiras, como um webinar, onde você pode oferecer descontos em cursos para os participantes de reuniões ao vivo.

Ou você pode atrair clientes em potencial para visitar seu site e obter um desconto que se aplica apenas a um período de tempo específico e a um número específico de pessoas.

9- Artigos

Você pode oferecer como isca digital uma série de artigos sobre um determinado assunto. Por exemplo, você pode escrever vários artigos onde você aborda o assunto: Técnicas para ter mais engajamento em suas redes sociais.

Aí em cada artigo você vai abordar uma rede social. Aí você fará uma landing page e solicitar os dados: Nome e e-mail. Assim que o lead se inscrever, você poderá enviar um artigo em dias alternados para ele.

10- Tutorial

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Grave uma série de vídeos com uma linguagem que seja facilmente absolvida.

Por exemplo, você trabalha com o nicho de comida fitness, então você pode gravar vários vídeos com receitas fitness inéditas. Seja claro, objetivo e direto em seus tutoriais. Pode confiar que será um sucesso.

11- Grupo exclusivo

Você pode criar grupos exclusivos no WhatsApp e também no Telegram. E dentro desses grupos só você posta e envia diariamente conteúdo de muito valor para as pessoas que ali estão.

Aos poucos você vai criando a sua comunidade e ficando cada vez mais conhecido.

E quando for lançar o seu produto, divulgar algum desconto ou até mesmo divulgar o seu vídeo novo no Youtube, já tem um público bem engajado que facilmente consumirá o seu conteúdo e comprará o seu produto.

12- Podcasts

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É uma das sensações do momento. Os amantes do áudio preferem escutar e aprender dessa forma, pois podem ouvir a qualquer hora e em qualquer lugar.

Por exemplo, uma pessoa pode estar fazendo uma atividade física enquanto ouvi um episódio de podcast. Você pode gravar trechos de livros, entrevistas e disponibilizar em formato de áudio para o podcasts.

E o melhor ainda é que tanto os podcasts como os audiobooks podem ser compactados em arquivos leves, facilmente acessados por meio de conexão 3G.

13- Formulários Online

Que tal fazer perguntas e assim produzir conteúdos com as respostas para esse leads?

É uma excelente ideia não é mesmo? Então a ideia seria a seguinte: Se você trabalha com o nicho de dinheiro especificamente ensinando as pessoas a ganharem dinheiro através da internet, pode elaborar várias perguntas já com a opção das respostas e que após todas serem respondidas a pessoa receberá uma recompensa digital.

E depois que você tiver o apanhado das respostas que mais foram respondidas, poderá elaborar conteúdos para esses leads. Essa é uma forma prévia para conhecer a dor de seus leads que mais tarde se tornarão seus clientes.

14- Planilhas

Se você trabalha com algum nicho que depende de planilhas para se organizar, está aqui uma excelente opção de isca digital.

Pode ser para quem trabalha com planilha de excel ou até mesmo que trabalha com o nicho de confeitaria e precisa organizar e colocar precificação em seus produtos. As planilhas são essenciais para uma melhor organização e também para fazer cálculos.

Além de ajudar o seu lead, você pode personalizar coma a usa marca e assim fixar na cabeça do seu lead que além da gratidão eterna nuca irá se esquecer de quem ajudou.

Conclusão

Neste artigo você conheceu um pouco mais sobre isca digital e o quanto ela é importante em sua estratégia no marketing digital.

Foi apresentado vários modelos, exemplos de isca digital que você poderá utilizar em seu projeto.

Recomendo agora que você foque em alguma ou algumas dessas iscas digitais e coloque em prática tudo que aprendeu aqui.

Capture os nomes, números de WhatsApp e e-mails e abasteça eles com muitas informações de valor, conhecimento para que as suas conversões sejam um baita sucesso.

Te aguardo no próximo artigo.

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